O Grupo Atria é uma empresa de consultoria internacional, representada em Portugal pela BBM Global, que oferece um largo portfolio de instrumentos de avaliação, programas de desenvolvimento , formações profissionais, coaching e mentoria nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. A especialização da Atria é na area das formações de empresa em  competências de liderança, comunicação, vendas e competências de gestão, bem como coaching focado nas soluções e a avaliação  do trabalho que é mensurável. Do portfolio da Atria a BBM disponibiliza em Portugal a ferramenta PCM – Process Communication Model.

 

  • PCM – PROCESS COMMUNICATION MODEL®

         O QUE É?

O PCM (The Process Communication Model®) é uma inovadora ferramenta de desenvolvimento que permite a compreensão da estrutura profunda da personalidade e a qual está a ser eficazmente aplicada em formações de coaching. Este modelo oferece um fiável e válido método de identificação e compreensão da estrutura da personalidade, do impacto dos eventos de vida e das dinâmicas da comunicação. Com base numa premiada descoberta científica por Dr. Taibi Kahler, este programa é utilizado há mais de trinta ano e colocado em prática por quase um milhão de pessoas nos cinco continentes, tanto em áreas empresariais, como de vendas, educação, política, medicina, relações pessoais, religião, relações parentais, etc. Desde 1978, a NASA tem utilizado o Process Communication Model para a seleção e formação dos astronautas. Hoje em dia, gestores e CEOs pertencentes à Fortune 500, políticos e psiquiatras de destaque, fazem parte do grupo de seguidores deste modelo.

 

          APLICAÇÕES

Process Communication Model® (PCM) Modelo de processo de comunicação ® tem uma ampla gama de aplicações. A força deste modelo reside na sua aplicação, tanto na formação como em coaching. Algumas das áreas onde a aplicação do PCM dá excelentes resultados são:

 

Gestão

Para gerir pessoas, precisamos de conhecê-las. Através do PCM e da aprendizagem sobre a estrutura da personalidade dos seus colaborares, os gestores são capazes de adaptar o seu estilo de gestão. O PCM também fornece aos gestores, uma orientação clara sobre quais os métodos preferidos de gestão, formas adequadas de organizar atividades bem como, ambientes de trabalho preferenciais aos diferentes tipos de personalidade. Graças ao PCM os gestores são capazes de aumentar seu desempenho e eficácia e de organizar todas as etapas necessárias para atingir objetivos.

 

✔ Liderança 

Todos os líderes de sucesso têm uma visão clara e a capacidade de levar a que as pessoas os sigam. Para consegui-lo, precisam de conhecer-se a si próprios bem como as pessoas que trabalham consigo. É por esta razão que a metodologia do PCM tem uma aplicação bastante útil neste ramo. O PCM ajuda líderes a descobrir o que os motiva e o que motiva os outros. Graças a essas perceções, os líderes conseguem rodear-se de pessoas inspiradas e cheias de entusiamo para levar a cabo os seus compromissos e por isso são capazes de realizar com êxito, as atividades projetadas.

 

Competências de vendas 

O PCM fornece ferramentas extremamente simples e úteis que podem ajudar as pessoas que trabalham na área das vendas, a entender os diferentes tipos de personalidade e necessidades psicológicas dos seus clientes. Esse conhecimento pode ajudar vendedores a aproximar-se dos seus clientes de forma mais eficaz. O mais importante quando se estuda o PCM é que as pessoas que trabalham nesta área, podem aprender a lidar com a rejeição, conseguindo estabelecer na mesma uma interação produtiva. Vendedores que colocam em prática o PCM são capazes de estabelecer relações mais fortes e estáveis com seus clientes, os quais acabam por se tornar mais leais e fidedignos nas suas compras.

 

Team Building 

É do conhecimento de todos que um bom trabalho em equipa é a chave do sucesso. O PCM auxilia os gestores a identificar a dinâmica existente dentro da equipa e permite entender as possíveis causas da falha de comunicação. Com o PCM torna-se claro compreender o que impede a equipa de atingir os seus objetivos e ainda como permitir a existência de liberdade total à criatividade e potencial da equipa. Através do PCM, gestores e membros da equipa aprendem a respeitar as suas diferenças, pontos fortes e potencialidades. A cooperação é ainda mais reforçada, ao encorajar os colaboradores a acreditar no seu potencial, a estabelecer uma comunicação aberta com os colegas e a aceitar as duas diferenças.

 

Gestão de Stress

Desde que o stress se tornou bastante presente na sociedade atual, saber lidar com ele é uma competência essencial. O PCM permite uma compressão sobre quais as situações potencialmente stressantes para si e ainda o modo como deve lidar perante o aparecimento de stress. Ajuda também a compreender como é que os diferentes tipos de personalidades se comportam sobre stress. Fornece-lhe orientações e ferramentas que auxiliam os diferentes tipos de personalidades a cooperar com situações que possam causar stress.

 

PROGRAMAS PCM

  • PCM® E ASSERTIVIDADE

Este programa está concebido para dar aos participantes uma perspetiva profunda sobre a sua própria estrutura de personalidade bem como sobre o perfil de personalidade de outras pessoas com quem tenham contacto. Os participantes irão também trabalhar em melhorar a sua capacidade de ultrapassar situações desafiantes, de comunicar as suas próprias necessidades e de demonstrar assertividade quando lidarem com diferentes tipos de personalidade. Esta formação debate o conceito de assertividade utilizando a metodologia do PCM, a qual permite uma perceção da estrutura única de personalidade. Também melhora a capacidade dos participantes de ver as coisas de um ângulo diferente. O PCM explica as características e as necessidades psicológicas dos seis tipos de personalidade (Pensador, Harmonizador, Imaginativo, Persistente, Promotor e Rebelde). Durante a formação, os participantes vão aprender as forças e fraquezas de cada um destes tipos, o que os motiva e como se comportam em situações de stress, bem como, os obstáculos que podem ocorrer na criação de relacionamentos de qualidade. Através da compreensão das suas próprias necessidades e das necessidades dos outros, os participantes vão ser capazes de identificar os potenciais problemas na comunicação. Irão também adotar ferramentas específicas que lhes permitirão superar esses problemas e desenvolver assertividade, de modo a construir melhores relacionamentos com pessoas diferentes.

 

  • COMUNICAÇÃO PCM®

Comunicação PCM é um programa de dois dias projetado para ajudar os participantes a melhorar as suas competências de comunicação com diferentes tipos de personalidade. O programa é baseado na metodologia PCM (Process Communication Model®), a qual permite uma perceção da estrutura profunda de personalidade e um modo fácil de compreender as dinâmicas da comunicação.

 

  • GESTÃO DE CONFLITOS ATRAVÉS DO PCM®

Gestão de conflitos através do PCM é um programa de dois dias, criado para dar apoio aos participantes, no desenvolvimento de competências relacionadas com a resolução construtiva de conflitos. O programa é baseado na metodologia do PCM (Process Communication Model®), a qual ajudará os participantes a melhorar a sua comunicação com diferentes tipos de personalidades. Os participantes irão também aprender, a identificar potenciais problemas nas relações, bem como, a encontrar as melhores soluções. Um dos fatores de sucesso desta formação é a sua interatividade, a qual permite aos participantes, testar ferramentas e soluções diferentes, através da experiência pessoa.

 

  • COACH PCM

A Formação Coach PCM® é um programa de coach acreditado pela International Coaching Federation (ICF) – Federação Internacional de Coaching. Coaches acreditados para colocar em prática o PCM®, têm numerosas ferramentas que podem ajudá-los na preparação e no processo de coaching. Graças ao PCM®, os coaches conseguem mentalmente preparar-se para a sessão, e obter informações importantes sobre a estrutura de personalidade da pessoa com quem estão a trabalhar, mesmo antes da sessão começar. Adicionalmente, os coaches são capazes de adaptar-se melhor aos seus clientes, atingir uma melhor comunicação e melhorar a motivação dos clientes para alcançarem os seus objetivos.

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